Graças ao Jovem Aprendiz milhares de jovens têm conseguido entrar no mercado de trabalho, e ganhar seu próprio dinheiro. Então, se você está atrás de conseguir a sua oportunidade pelo programa, saiba aqui o salário de jovem aprendiz 6 horas, para ter noção de quanto pode ganhar.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
O Jovem Aprendiz
O programa Jovem Aprendiz foi criado pelo Governo Federal, em 2000, e estabelecido pela Lei da Aprendizagem. A gestão da época idealizou o programa com o propósito de ajudar jovens sem experiência profissional a entrar no mercado de trabalho.
A partir da criação da Lei, empresas instaladas em território brasileiro passaram a, obrigatoriamente, ter que contratar um mínimo de 5% de jovens aprendizes dentre seus colaboradores. Bem como promover a qualificação dos jovens contratados, por meio de cursos profissionalizantes.
Quem pode ser Jovem Aprendiz?
Para ser um jovem aprendiz, você precisa se encaixar no perfil de participante estabelecido pela Lei da Aprendizagem. Sendo assim para se candidatar ao cargo, você precisa atender aos seguintes requisitos mínimos:
- Ter entre 14 e 24 anos de idade;
- Estar cursando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, EJA ou já ter concluído o Ensino Médio;
- Não ter experiência profissional anterior em Carteira;
- Ter disponibilidade de 4 a 8 horas por dia para trabalhar.
É importante ressaltar, que as empresas podem fazer algumas pequenas alterações nesses requisitos, de acordo com as necessidades da vaga. No entanto, tais alterações não podem desconfigurar o perfil estabelecido pela Lei, e devem ser claramente divulgadas na descrição da vaga.
Salário de Jovem Aprendiz 6 horas
Além de estabelecer os critérios de participação no programa, a Lei da Aprendizagem também garante os direitos dos jovens aprendizes. Dessa forma, todo contratado neste cargo tem sua carteira assinada e recebe os seguintes benefícios:
- Salário proporcional às horas trabalhadas;
- Férias remuneradas;
- Vale Transporte;
- Auxílio Alimentação;
- FGTS;
- 13º salário;
- Cursos de qualificação profissional;
- Contrato para trabalhar durante o período de até dois anos.
Quanto ao valor do salário de Jovem Aprendiz 6 horas, não há um valor fixo, pois a remuneração não é calculada apenas de acordo com a carga horária. Conforme a Lei da Aprendizagem determina, o valor deve ter como base o salário mínimo hora da área de atuação da função assumida.
O valor resultado do cálculo é a remuneração mínima que os jovens devem receber, desse modo, se a empresa tiver interesse de pagar um valor maior, é permitido.
Sendo assim, o valor do salário do jovem aprendiz é bastante variável, dependendo da área de trabalho e empresa. Você pode encontrar ofertas com remunerações a partir de R$ 600, e chegar a ganhar mais de R$ 2 mil.
Como encontrar vagas para Jovem Aprendiz?
Como toda empresa que tem mais do que sete funcionários, e tem presença física no Brasil, é obrigada a contratar jovem aprendiz, há muitas vagas disponíveis sempre. Dessa maneira, você encontra as oportunidades facilmente online.
Para buscar vagas de jovem aprendiz, você pode acessar sites de emprego como: Indeed, Infojobs, Catho, entre outros. Assim como pode encontrar em redes sociais, como o Linkedin, e até mesmo por busca do Google
Se você tem algumas empresas em mente, também pode se cadastrar no trabalhe conosco ou site de vagas, ou então enviar um currículo por e-mail para o setor de Recursos Humanos.
Como se inscrever para Jovem Aprendiz?
Se você quer encontrar o primeiro emprego, o ideal é se candidatar ao maior número de vagas possível, para aumentar suas chances. Sendo assim, pode ser bastante eficiente se cadastrar em sites de emprego, que tem grande volume de ofertas.
Então, veja abaixo um passo a passo de como fazer seu cadastro, por exemplo no Infojobs, para encontrar vagas de Jovem Aprendiz:
- Acesse o site do Infojobs clicando aqui;
- Clique em cadastrar CV;
- Forneça seu nome completo, e-mail, uma senha, seu CEP e cargo desejado para fazer o login;
- Aceite as condições do site e clique em cadastrar;
- Complete seu cadastro, preenchendo seus dados pessoais e educacionais, além de cursos, conhecimentos em informática e habilidades;
- Adicione seu objetivo profissional;
- Valide seu cadastro com a notificação que chegará em seu e-mail;
- Pronto, agora é só encontrar a vaga de seu interesse e se candidatar.