Quando se está iniciando a carreira adquirir experiência é muito importante, principalmente se conseguir fazer isso em uma empresa ou instituição reconhecida mundialmente. Se você se interessou veja aqui como se tornar um jovem aprendiz Cruz Vermelha 2024.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Programa Jovem Aprendiz
O Programa Jovem Aprendiz foi criado em 2000, pelo Governo Federal, por meio da Lei da Aprendizagem, com objetivo de ajudar jovens inexperientes a iniciarem suas vidas profissionais, dando oportunidade de primeiro emprego em pequenas e grandes empresas.
Para isso, estabeleceu-se uma obrigatoriedade de toda empresa, seja ela pequena ou grande, contratar um mínimo 5% de jovens aprendizes dentre seus colaboradores, além de promover qualificação profissional para estes jovens, custeando cursos profissionalizantes.
Jovem Aprendiz Cruz Vermelha
Parte do Movimento Internacional de Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a Cruz Vermelha Brasileira é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, que desde 1908 auxilia o poder público realizando socorro voluntário.
Sua filantropia se estende inclusive aos jovens que estão tentando entrar no mercado de trabalho, ao oferecer oportunidades de jovem aprendiz administrativo em muitas de suas empresas parceiras, por meio do programa Ação Jovem.
Requisitos do Ação Jovem
Realizado seguindo os critérios estabelecidos pela Lei da Aprendizagem, o Ação Jovem auxilia jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica a conseguirem o primeiro emprego e se qualificarem profissionalmente.
Para participar do programa, o candidato precisa atender aos seguintes requisitos mínimos:
- Ter entre 15 anos e 17 anos;
- Comprovar baixa renda;
- Estar cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental ou a partir do 7º ano no caso de jovens encaminhados pela rede socioassistencial;
- Não ter experiência profissional anterior em Carteira.
Lembrando que o jovem aprendiz Cruz Vermelha vai atuar em uma das empresas parceiras da entidade, por isso também precisará conhecer e respeitar as regras do ambiente de trabalho da empresa que o contratar.
Benefícios do jovem Aprendiz Cruz Vermelha 2024
Assim como seus critérios de participação, a Cruz Vermelha também segue o determinado na Lei da Aprendizagem no que se refere aos direitos de seus jovens aprendizes, veja os benefícios oferecidos pelos contratados como jovem aprendiz por meio da instituição:
- Salário proporcional às horas trabalhadas;
- Férias remuneradas;
- Vale Transporte;
- Auxílio Alimentação;
- FGTS;
- 13º salário;
- Cursos de qualificação profissional;
- Contrato para trabalhar por até dois anos.
Vagas para Jovem Aprendiz Cruz Vermelha
Como a Cruz Vermelha oferece a parte teórica, oferecendo cursos gratuitos e as empresas parceiras que contratam os jovens aprendizes, as vagas variam bastante, pois dependem da necessidade dos empreendimentos.
Apesar da contratação ser feita pelas empresas parceiras, a administração das vagas é feita pela entidade, que recebe o cadastro no programa Ação Jovem, e distribui as vagas conforme seu banco de talentos.
Inscrições jovem aprendiz Cruz Vermelha
Para concorrer a uma das vagas de jovem aprendiz Cruz Vermelha, é preciso realizar o cadastro no programa Ação Jovem, no site da entidade de cada estado.
No momento da inscrição o candidato precisa anexar alguns documentos, veja aqui toda documentação necessária.
Veja abaixo um passo a passo para realizar a inscrição, por exemplo, na Cruz Vermelha de Minas Gerais:
- Acesse a página do programa Ação Jovem da Cruz Vermelha de Minas Gerais clicando aqui;
- Faça seu cadastro no portal informando CPF e e-mail;
- Preencha todos os dados solicitados sobre o candidato e sua família;
- Anexe os documentos solicitados e finalize o cadastro;
- Pronto você está inscrito, agora é só esperar o contato da entidade quando surgir uma vaga.