Jovens que estão procurando o primeiro emprego e gostariam de atuar na área financeira, vejam aqui como conseguir uma oportunidade em uma das maiores instituições financeiras do país, e se tornar um jovem aprendiz Banco do Brasil 2024.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Jovem Aprendiz
O Jovem Aprendiz é um programa criado a partir da Lei da Aprendizagem, que foi decretada em 2000, pelo Governo Federal, com o intuito de determinar que pequenas e grandes empresas oportunizassem o primeiro emprego a jovens de 14 e 24 anos.
O decreto não só obriga as instituições a contratarem um mínimo de 5% e 15% de jovens aprendizes entre seus colaboradores, como também estipula que as empresas promovam a profissionalização destes jovens.
Jovem aprendiz Banco do Brasil
Mesmo sendo uma empresa pública, o Banco do Brasil precisa cumprir a determinação da Lei da Aprendizagem, por isso abre vagas para jovem aprendiz constantemente.
O jovem aprendiz Banco do Brasil têm uma carga horária de quatro horas por dia, e podem trabalhar em agências bancárias ou setores internos, realizando atividades administrativas e de auxílio no atendimento ao cliente.
Requisitos para ser um jovem aprendiz Banco do Brasil
Como estabelecido pela Lei da Aprendizagem, para se tornar um jovem aprendiz é preciso atender a alguns requisitos mínimos, que são adaptados às necessidades de cada empresa, veja o que é preciso para ser um jovem aprendiz Banco do Brasil:
- Ter entre 15 e 16 anos;
- Estar cursando a partir do oitavo ano do Ensino Fundamental;
- Ser aluno da rede pública ou bolsista em escolas particulares;
- Ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo nacional;
- Não ter experiência anterior comprovada em carteira de trabalho.
Benefícios para aprendiz do Banco do Brasil
Não é só de exigências que é feita a Lei da Aprendizagem, ela também estabelece os benefícios que as empresas, como o Banco do Brasil, devem oferecer aos jovens aprendizes, veja quais são eles:
- Salário proporcional às horas trabalhadas;
- Férias remuneradas;
- Vale Transporte;
- Auxílio Alimentação;
- FGTS;
- 13º salário;
- Cursos de qualificação profissional;
- Contrato para trabalhar por até dois anos.
A Lei da Aprendizagem estabelece que o salário do jovem aprendiz, que precisa estar de acordo com as horas trabalhadas e a área de trabalho, podendo ser superior ao resultado deste cálculo, como no Banco do Brasil, que oferece um salário de R$ 1320,00 por mês.
Onde encontrar vagas de jovem aprendiz Banco do Brasil?
Como o Banco do Brasil contrata jovens aprendizes para todas suas agências e unidades administrativas espalhadas pelo país, o número de vagas varia bastante, mas é possível encontrar oportunidades de emprego na instituição com bastante frequência.
Para encontrar vagas em aberto os interessados devem procurar nas entidades sem fins lucrativos parceiros do Banco do Brasil, como o CIEE.
Inscrições para jovem aprendiz Banco do Brasil
Para concorrer a uma vaga de jovem aprendiz Banco do Brasil o interessado só precisa se cadastrar nas entidades sem fins lucrativos parceiros do Banco do Brasil, veja abaixo um passo a passo de como se inscrever, por exemplo, no CIEE:
- Acesse o site do CIEE clicando aqui;
- Na parte superior direita da página clique em Entrar;
- Clique em cadastrar e escolha a opção estudantes;
- Leia e aceite o termo de consentimento;
- Preencha seus dados pessoais, marque as caixinhas informando se aceita que o CIEE entre em contato por e-mail, SMS e Whatsapp, informe se você possui algum tipo de deficiência e clique em próximo;
- Preencha seus dados de escolaridade e confirme;
- Verifique se seus dados informados estão todos corretos e confirme;
- Pronto você está cadastrado, agora é só anotar seu login e senha para acessar o site, verificar vagas e se candidatar.
Observação: Após o cadastro, é possível informar mais informações para complementar seu currículo no site, como conhecimentos e experiência profissional (estágios neste caso).