Currículo Jovem Aprendiz 2024: Como fazer? Dicas e Modelos

Quando se está em busca do primeiro emprego, apresentar as informações sobre o candidato de maneira adequada é fundamental para causar uma boa impressão. Se você não tem experiência em carteira e quer entrar no mercado de trabalho, veja aqui como fazer o currículo jovem aprendiz 2024.

Currículo Jovem Aprendiz 2024
Currículo Jovem Aprendiz 2024 Imagem: Freepik

Currículo jovem aprendiz 2024

Comumente conhecido currículo, o curriculum vitae é um documento utilizado para apresentar a trajetória de uma pessoa quanto a sua formação educacional, qualificações, habilidades, competências e experiências profissionais.

Se engana o jovem que acha que por não ter trabalhado formalmente antes, não precise fazer um currículo. Indiferente da falta de experiência do candidato, este documento é a ferramenta mais importante para ter oportunidade no mercado de trabalho.

Pequenas e grandes empresas dão oportunidades para jovens inexperientes, contratando jovens aprendizes para suas equipes, mas para ter mais chances ter um bom currículo do jovem aprendiz é fundamental.

Currículo Jovem Aprendiz 2024
Imagem: Freepik

O que colocar no currículo de aprendiz?

Quando não se tem experiência profissional como é o caso do jovem aprendiz, é ainda mais importante elaborar um bom currículo, que contenha as informações importantes apresentadas de forma objetiva e clara.

Além de estar cursando ou formado em determinado nível de educação, o jovem pode citar outras qualificações, como cursos, seminários ou palestras da qual tenha participado e tenha como comprovar, nas quais aprendeu algo que possa empregar no ambiente de trabalho.

Complemente citando habilidades e competências que possua que podem ser consideradas úteis pelas empresas, como por exemplo: boa comunicação, proatividade, facilidade em trabalhar em grupo, boa redação, entre outras.

Também é muito interessante fazer um pequeno texto de apresentação, que deve ser colocado logo abaixo de seus dados pessoais, no qual o candidato se apresenta de forma resumidamente, citando seus objetivos profissionais, e porque acha que deveria ser contratado.

Currículo Jovem Aprendiz 2024
Imagem: Freepik

Apresentação

É fundamental entender que a apresentação também é muito importante, por isso, a formatação do currículo jovem aprendiz deve ser bem feita.

Muitos jovens têm seus currículos dispensados por recrutadores que não chegam nem a lê-los por à primeira vista parecerem desorganizados e mal formatados.

Para ter um bom currículo é preciso estar atento com pequenos detalhes, como resumir as informações de forma clara, objetiva e bem organizada em apenas uma página, utilizar uma fonte profissional, adequada a esse tipo de documento e não cometer erros de ortografia.


Como fazer um bom currículo Jovem Aprendiz 2024?

Agora que você já sabe o que é o currículo, sua importância e o que é preciso para fazer um bom currículo, veja abaixo uma sugestão de como montar seu currículo passo a passo:

  1. Comece adicionando seu nome em destaque;
    Como criar um currículo jovem aprendiz – Imagem Reprodução
  2. Adicione seu endereço completo (rua, número, complemento, bairro, cidade, estado e CEP) em no máximo duas linhas;
  3. Agora coloque seus telefones de contato e e-mail;
  4. Insira sua idade, nacionalidade e estado civil;
  5. Escreva seu texto de apresentação;
  6. Descreva suas habilidades e competências;
  7. Agora insira sua formação (Nome da instituição, grau de ensino, quando vai concluir ou concluiu);
  8. Insira suas qualificações, descrevendo cursos, seminários e/ou palestras;
    Adicione idioma (se tiver);
  9. Se já tiver realizado algum trabalho voluntário ou estágio insira como experiências profissionais (Nome da empresa/entidade, período da experiência, função, descrição das atividades).

Utilize o Word para criar seu currículo e após concluído salve em PDF, para enviar por e-mail e imprimir para entregar pessoalmente.

Veja aqui alguns modelos de currículo de jovem aprendiz que você pode se inspirar:

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Julia Afonso
Julia Afonso é professora e Redatora especializada no universo de educação e emprego, além disso, é produtora de conteúdo online desde 2016 onde desenvolveu paixão pelas notícias. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Jovem Aprendiz 2024 artigos que auxiliam milhares de jovens em todo o Brasil a conseguirem o tão sonhado 1º emprego!