Rede Cidadã 2024: Melhores oportunidades para Aprendiz!

Já conhece a Rede Cidadã 2024? Não se preocupe, pois, até o final, você não apenas saberá do que estamos falando. Afinal, te mostraremos como aproveitar este meio para encontrar oportunidades para aprendiz em 2024.

Um aluno segura uma folha na mão, enquanto com a outra, ele escreve em um caderno informações sobre a Rede Cidadã 2024
Imagem: Reprodução/Freepik

Quem é a Rede Cidadã?

A Rede Cidadã é uma entidade de assistência social sem fins lucrativos, fundada em 2002, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Ela, portanto, atua em todo o Brasil, com o objetivo de promover a inclusão social e a geração de trabalho e renda. Seu foco principal é nas pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Rede Cidadã desenvolve uma série de programas e projetos, de modo que entre eles podemos destacar:

  • Programa Jovem Aprendiz: oferece oportunidades de estágio remunerado para jovens de 14 a 24 anos, em empresas parceiras;
  • Programa de Qualificação Profissional: se tratam de cursos de qualificação profissional gratuitos para jovens e adultos, em diversas áreas;
  • Programa de Emprego e Renda: nesta iniciativa, ela orienta e apoia a pessoas em busca de emprego ou recolocação profissional.
Dois jovens aprendizes em um escritório olham para a tela do notebook com curiosidade
Imagem: Reprodução/Freepik

Vale destacar que há outras iniciativas, de modo que elas são abrangentes. No entanto, algumas oportunidades são regionais, além de terem requisitos específicos que você pode conferir no próprio site da instituição.

oportunidades

Jovem Aprendiz C&A 2024

Inscrição, Vagas e Salários.
Conferir!
Você permanecerá no site atual

Como funciona o Rede Cidadã?

A Rede Cidadã atua em parceria com empresas, órgãos públicos e organizações sociais. Assim, as empresas parceiras oferecem vagas de estágio remunerado para jovens aprendizes, que são selecionados pela Rede Cidadã.

Como a partir de outras inciativas, os jovens recebem uma bolsa-auxílio, além de vale-transporte e vale-refeição.

Tal qual apontamos acima, a Rede Cidadã também oferece cursos de qualificação profissional gratuitos para jovens e adultos.

Um homem aponta para um documento, enquanto sua parceira de trabalho acompanha com os olhos
Imagem: Reprodução/Freepik

Os cursos são ministrados por profissionais qualificados e abordam temas como informática, vendas, atendimento ao cliente, entre outros.

O programa de emprego e renda da Rede Cidadã oferece orientação e apoio a pessoas em busca de emprego ou recolocação profissional.

Os beneficiários recebem orientação sobre como elaborar currículo, como se preparar para entrevistas de emprego e como negociar salários.


Como se cadastrar na Rede Cidadã?

Para se cadastrar na Rede Cidadã, basta acessar o site da organização e preencher o formulário de inscrição. Aliás, o cadastro é gratuito!

Quais são os benefícios de ser um jovem aprendiz?

Ser um jovem aprendiz oferece uma série de benefícios, entre eles, o maior de todos é a experiência profissional. Afinal, o jovem aprendiz tem a oportunidade de adquirir experiência em uma empresa real.

Aliado a isso, o participante tem uma formação profissional teórica e prática, que o capacita para o mercado de trabalho. E claro, há a bolsa-auxílio, que tem a finalidade de ajudá-lo a complementar a renda familiar.

Uma jovem Aprendiz sentada na mesa de um escritório. Ela tem cabelo enrolado e veste blusa branca, e se candidatou pela Rede Cidadã 2024
Imagem: Reprodução/Freepik

Algumas empresas também oferecem vale-transporte e vale-refeição, que ajudam a reduzir os custos com deslocamento e alimentação.

Qual é o valor do salário de um jovem aprendiz?

O valor do salário de um jovem aprendiz pode ser diferente de acordo com a carga horária de trabalho. Para uma carga horária de 20 horas semanais, o salário é de 50% do salário mínimo. Já quem trabalha 30 horas semanais, recebe cerca de 70% do salário mínimo.

Não falamos que até o fim, você não apenas passaria a conhecer a Rede Cidadã 2024? Agora você conhece os programas e projetos da instituição, que contribuem para a formação profissional, qualificação para o mercado de trabalho e a melhoria da qualidade de vida dos beneficiários.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Julia Afonso
Julia Afonso é professora e Redatora especializada no universo de educação e emprego, além disso, é produtora de conteúdo online desde 2016 onde desenvolveu paixão pelas notícias. Com o seu conhecimento e experiência, traz para o portal Jovem Aprendiz 2024 artigos que auxiliam milhares de jovens em todo o Brasil a conseguirem o tão sonhado 1º emprego!