Aqui você vai encontrar oportunidades no programa Jovem Aprendiz para fim de ano que ajudam a diversos jovens no país. Então, falaremos do funcionamento do programa, o salário, férias, entre outros detalhes que vão auxiliar os interessados em se inscrever.
Guia de Conteúdo - Direto ao Ponto
Como funciona o jovem aprendiz 2024?
O programa Jovem Aprendiz 2024 é uma iniciativa do governo federal que tem o objetivo de promover a inserção de jovens no mercado de trabalho.
Desse modo, o programa oferece oportunidades de trabalho e qualificação profissional para jovens que tenham entre 14 a 24 anos.
É possível que estes requisitos mudem conforme as necessidades da empresa que está oferecendo a vaga. No entanto, entre os mais comuns, estão:
- Estar cursando o Ensino Fundamental, Médio ou Curso Técnico e profissionalizante;
- Ser residente no Brasil;
- Não ter vínculo empregatício.
As empresas que participam do programa Jovem Aprendiz devem oferecer aos jovens aprendizes os seguintes benefícios:
- Salário;
- Férias remuneradas;
- 13º salário;
- Seguro contra acidentes de trabalho;
- Treinamento profissional.
Claro que estes benefícios variam, assim, não deixe de consultá-los antes de assinar a carteira com a empresa contratante.
Quanto o jovem aprendiz recebe no final do ano?
O jovem aprendiz recebe um salário proporcional ao tempo de trabalho, que é de 20% do salário mínimo vigente. No final do ano, o jovem aprendiz recebe o salário proporcional aos meses trabalhados, acrescido de 13º salário e férias.
Vale destacar que estes valores mudam conforme cada empresa e outros fatores relacionados às vagas para jovem aprendiz.
Como funcionam as férias do jovem aprendiz?
As férias do jovem aprendiz são remuneradas, no valor de 1/3 do salário mensal. Assim, o jovem aprendiz também tem direito a férias proporcionais, no caso de não ter completado o ano de trabalho.
Se por acaso, o local no qual você trabalha não oferece férias, é recomendado conversar com seu supervisor ou buscar orientação.
No entanto, estes e outros direitos são definidos desde a oferta da vaga até o momento de entrevista para a contratação. Em caso de dúvidas, não deixe de fazer perguntas para os responsáveis do programa.
Qual o período do ano que o jovem aprendiz deve entrar de férias?
O jovem aprendiz deve entrar de férias no período de recesso escolar, que geralmente ocorre entre dezembro e janeiro.
Contudo, a empresa pode optar por conceder férias ao jovem aprendiz em outro período do ano, desde que seja acordado com o jovem aprendiz.
Empresas com oportunidade de Jovem Aprendiz para Fim de Ano
Como dissemos, há diferentes oportunidades durante este período no Brasil, então, aqui estão algumas empresas que oferecem vagas de Jovem Aprendiz para o fim do ano:
- Banco do Brasil;
- Caixa Econômica Federal;
- Itaú;
- Bradesco;
- Magazine Luiza;
- Lojas Americanas;
- Coca-Cola;
- Nestlé
- Ambev.
É muito importante destacar que as vagas também podem abrir antes do final do ano, principalmente para atender as lojas nesse período.
Por outro lado, é recomendado acompanhar as redes sociais ou portais de informação das empresas constantemente. Isso porque não há um período fixo ou pré-determinado para as ofertas.
Para se candidatar a uma vaga de Jovem Aprendiz, os jovens devem acessar os sites das empresas participantes do programa.
Assim, vimos como o programa Jovem Aprendiz para fim de ano pode trazer diferentes oportunidades para jovens. Pois, este não é o único período em que as inscrições ficam abertas.